sábado, 9 de outubro de 2010

1º DIA DA FORMAÇÃO PARA A CONSAGRAÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM - Parte da Tarde

QUAL HOMEM NÃO CHORARIA SE VISSE A MÃE DO SALVADOR EM TAMANHO SUPLÍCIO?

TEMAS ABORDADOS: As Dores de Maria e os Dogmas

  • As Dores de Maria:

          Nossa Senhora Virgem do Silêncio, quero sempre te amar, deitar no teu colo, sentir teu perfume, teu carinho materno ganhar.
Lágrimas de sangue nos teus olhos, estígma e martírio da alma. Mãezinha minha vida, pra igreja quero consumir. Quero estar ao teu lado na cruz, sofrendo as dores de Jesus. E dizer que na loucura da cruz vou seguir.
          O olhar de Maria que se encontra com o de Jesus diante da dor. Nossa Senhora vê as penas de seu Filho e tem que ficar forçadamente calada, sem poder nada fazer, porque sabia que aquela seria a vontade do Pai que está nos céus. Ela teve sete dores fortes diante das penas. Elas são: 1ª. Dor - Apresentação de meu Filho no templo - A profecia do Velho Simeão; 2ª. Dor - A fuga para o Egito; 3ª. Dor - Perda do Menino Jesus; 4ª. Dor - Doloroso encontro no caminho do Calvário; 5ª. Dor - Aos pés da Cruz; 6ª. Dor - Uma lança atravessa o Coração de Jesus; 7ª. Dor - Jesus é sepultado. 
          Santa Brígida diz-nos, nas suas revelações aprovadas pela Igreja Católica, que Nossa Senhora lhe prometeu conceder sete graças a quem rezar cada dia, sete Ave-Marias em honra de suas principais " Sete dores" e Lágrimas, meditando sobre as mesmas. Eis as promessas:
1ª - Porei a paz em suas famílias.
2ª - Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.
3ª - Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos.
4ª - Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas.
5ª - Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
6ª - Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima.
7ª - Obtive de meu Filho que, os que propagarem esta devoção ( às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhe-ão apagados todos os seus pecados e o meu filho e eu seremos a sua eterna consolação e alegria.
          As dores de Maria é lembrada duas vezes ao ano na Santa Igreja. A primeira é na quinta feira que antecede a semana santa e no dia 15 de setembro. Ela foi mais martirizada em dor e em duração do que todos os santos mártires. Nem mesmo asa dores de todos eles superaram as dores de Maria. O velho Simeão profetizou: "Eis que uma espada de dor transpassará a sua alma." A Virgem passou toda a sua vida em dor, luto e pesar. Ela padeceu o martírio na alma. mediante toda as dores Nossa Senhora Não foi consolada, em contrapartida, todos os mártires tiveram consolação. As chagas de Jesus era o próprio motivo pelo qual a Santíssima Virgem sentia dor. "Antes de Jesus sofrer na Cruz, Nossa Senhora sofria na alma." 

  • Citações bíblicas das dores de Maria:
1ª Dor: Lc 2. 34-35
2ª Dor: Mt. 2. 13-18
3ª Dor: Lc. 2. 41-51
4ª Dor: Jo. 19. 17-30
5ª Dor: 
6ª Dor: Jo. 19. 34-38
7ª Dor: Mt. 27. 57-60

  • Os Dogmas de Nossa Senhora:
1º Dogma: IMACULADA CONCEIÇÃO
2º Dogma: VIRGINDADE PERPÉTUA
3º Dogma: MATERNIDADE DIVINA
4º Dogma: ASSUNÇÃO DA Ssma. VIRGEM


1º Dogma: IMACULADA CONCEIÇÃO

          Maria foi concebida sem mancha ou ruga do pecado original. Foi cumulada completamente de graças. Ela recebeu esses desígnios porque colaborou com o plano da salvação e redenção, por isso que Ela é chamada pela Igreja de corredentora. Maria é a nova Eva, mãe do novo Adão. A raiva do demônio contra Maria foi porque o que ela ganhou ganhou por humildade, ele o perdeu por desobediência. 


2º Dogma: VIRGINDADE PERPÉTUA


          O Dogma se refere a que Maria foi Virgem antes, durante e depois do parto. Maria não conheceu homem algum, o próprio São José a respeitava pela revelação do anjo. Ct. Ez. 44. 2ss e Is. 7. 14ss.

3º Dogma: MATERNIDADE DIVINA







          Se refere a que a Virgem Maria é a Verdadeira Mãe de Deus. "Se alguem não confessar que Nosso Senhor é Deus e que Maria é a Mãe de Deus, este seja emudecido." São João nos afirma que Maria é a verdadeira Mãe de Deus, pois trouxe a nós o Filho Salvador. 







4º Dogma: ASSUNÇÃO DA Ssma. VIRGEM

          
          Nossa Senhora foi elevada aos céus de corpo e alma . Depois que Jesus foi para os céus, ela ainda passou 25 anos na terra para educar a Igreja de Jesus Cristo. Com exatamente 72 anos Maria foi elevada aos céus pelos anjos do Senhor. A igreja chama o fenômeno da Assunção de Nossa Senhora como DORMIÇÃO, pois a mesma precisou entrar em sono profundo para ir a companhia do Seu Filho. 

1º DIA DA FORMAÇÃO PARA A CONSAGRAÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM - Parte da Manhã

TEMAS ABORDADOS: Os Santos Doutores da Igreja e Os Santos Anjos

  • Os Santos Doutores da Igreja:
          Os Doutores da Igreja foram pessoas que pelo seu testemunho tornaram-se santas, e doutores porque trouxeram obras novas (renovação), segundo os ensinamentos do Santo Evangelho. Estes são alguns deles: 
01. S. Atanásio ´ (295 ´373), Alexandria . 
02. S. Efrém ´ (306 ´ 373), diácono, Mesopotâmia
03. S. Hilário de Poitiers ´ (310 ´ 367) ´ bispo e doutor, Poitiers.
04. S. Cirilo de Jerusalém ´ (315 ´ 386) ´ bispo e doutor, Jerusalém.
05. S. Basílio Magno (330 ´ 369) ´ bispo e doutor, Cesaréia.
06. S. Gregório Nazianzeno ´ (330 ´ 379) bispo e doutor, Nazianzo.
07. S. Ambrósio ´ (340 ´ 397), bispo e doutor ´ Treves ´ Itália.
08. S. Jerônimo ( 348 ´ 420), presbítero e doutor ´ Strido, Itália.
09. S. João Crisóstomo ´ (349 ´ 407), bispo e doutor ´ Antioquia.
10. S. Agostinho ´ (354 ´ 430), bispo e doutor ´ Tagaste ´ Tunísia.
11. S. Cirilo de Alexandria ´ (370 ´ 442), bispo e doutor ´ Egito.
12. S. Pedro Crisólogo ´ (380 ´ 451), bispo e doutor, Imola ´ Itália.
13. S. Leão Magno ´ (400 ´ 461), papa e doutor, Toscana,Itália.
14. S. Gregório Magno ´ (540 ´ 604), papa e doutor ´ Roma ´ Itália.
15. S. Isidoro ´ (560 ´ 636), bispo e doutor, Sevilha
16. S. João Damasceno ´ (650 ´ 749), sacerdote e doutor, Damasco, Síria.
17. S. Beda Venerável ´ (672 ´ 735), Newcastle ´ Inglaterra.
18. S. Pedro Damião ´ ( 1007 ´ 1072), bispo e doutor, Ravena.
19. S. Anselmo ´ (1033 ´ 1109), bispo e doutor, Canterbury, Inglaterra.
20. S. Bernardo (1090 ´ 1153), abade e doutor ´ Dijon, França.
21. S. Antonio de Pádua ´ (1195 ´ 1231), sacerdote e doutor, Lisboa, Portugal.
22. S. Alberto Magno ´ ( 1206 ´ 1280), bispo e doutor, Baviera.
23. S. Boaventura ´ ( 1218 ´ 1274 ) , bispo e doutor, Bagnoregio.
24. S. Tomás de Aquino ´ (1225 ´ 1274), sacerdote e doutor, Itália.
25. S. Catarina de Sena ´ (1347 ´ 1380), Sena , Itália.
26. S. Teresa de Ávila ´ (1515 ´ 1582) , virgem e doutora, Ávila, Espanha.
27. S. Pedro Canísio ´ (1521 ´ 1597), presbítero e doutor, Holanda.
28. S. João da Cruz ´ (1542 ´ 1591), presbítero e doutor ´ Fontiveros, Espanha.
29. S. Roberto Belarmino ´ (1542 ´ 1621), bispo e doutor, Montepulciano, Itália.
30. S. Lourenço de Brindes ´ (1559 ´ 1619), sacerdote e doutor, Itália.
31. S. Francisco de Sales ´ (1567 ´ 1655), bispo e doutor, Genebra.
32. S. Afonso de Ligório ´ (1696 ´ 1787), bispo e doutor, Nápolis, Itália.
33. S. Teresa de Lisieux ´ (1873 ´ 1897) , virgem e doutora, Lisieux, França. 


          Todos eles refletem a grandeza da Santíssima Virgem em suas vidas. Em relação dos santos aqui trazemos alguns deles que foram consagrados a Santíssima Virgem:
São Pe. Pio, Santa Gema Galgani, Santa Margarida Maria de Alacoque, São João Maria Vianey, São João Bosco, São Domingos Sávio, São Pio X, São Domingos de Gusmão, São Simão Stock, São Bernardo, São Boa-Ventura, entre muitos outros. Segundo eles, os mesmos afirmavam: " A Santa Escravidão de Amor não é uma devoção qualquer, mas sim uma perfeita devoção de amor! O Tratado da Verdadeira Devoção é uma preparação para o Reino de Jesus Eucarístico!".
          São Domingos Sávio embora criança, tinha propósitos de santidade: Confesarme-ei piedosamente; Santificarei os dias de festa; Os meus melhores amigos serão Jesus e Maria; Antes morrer do que pecar! Ele tinha o desejo incontável de ser SANTO!
          São Domingos de Gusmão presenciou um grande acontecimento em sua vida. Foi a ele a quem a Santa Mãe entregou e ensinou a rezar o Rosário. Foi pela saudação à Maria que a salvação entrou no mundo. A saudação foi a porta de entrada, a recitação do Rosário é a conversão viva.
          São Simão Stock foi a quem a Santíssima Virgem apareceu e lhe entregou o escapulário. Ele é uma grande arma de salvação para as almas. Temos que nos deixar revestir por esse escapulário, assim estaremos revestidos de Deus e Nossa Senhora. As nossas oração são dignas de libertar as almas do purgatório. Deste modo, quando elas forem dignas de receber o céu, elas passarão a rezar por nós.
          São Bernardo de Claraval foi um grande amador de Maria. Todos os dias quando ele passava diante de uma Igreja ele reverenciava e saudava a Maria: "Salve Maria!". Pois ele acreditava firmemente que ali seria o lugar mais próximo que Nossa Senhora se encontrava. "Doce Virgem Maria, minha augusta Soberana! Minha amável Senhora! Minha boníssima e amorosíssima Mãe! Doce Virgem Maria, coloquei em Vós toda minha esperança, e não serei em nada confundidoDoce Virgem Maria, creio tão firmemente que do alto do Céu Vós velais dia e noite por mim e por todos os que esperam em Vós, e estou tão intimamente convencido de que jamais faltará coisa alguma quando se espera tudo de Vós, que resolvi viver para o futuro sem nenhuma apreensão, e descarregar inteiramente em Vós todas as minhas inquietações."
          Os anjos - mensageiros, seres de luz  

          Os foram designados para viver toda vida humana conosco e nos proteger. As hierarquias dos anjos são três, e as coros são nove. Eles são:
  • COROS CELESTIAIS:
Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos.
  • HIERARQUIAS:
1ª: Serafins, Querubins e Tronos. 2ª. Dominações, Potestades e Virtudes. 3ª. Principados, Arcanjos e Anjos.

          Os Serafins são os anjos mais honrados, eles transbordam de amor, se queimam, se consomem de amor pelo seu Deus. Ct. Is. 6. 1-2
          Os Querubins são a força do conhecimento e da admiração de Deus. São a iluminação do Senhor e são dotados  de sabedoria. Ct. Gn. 3. 24  
          Os Tronos são reflexo da grandeza de Deus, refletindo o esplendor da Divina Onipotência. 
          As Dominações são a alta nobreza celestial e dominam o restante das hierarquias. São os anjos que exercem a função do ministério de Deus.
          As Potestades são anjos executores e ordenam as coisas sagradas. Tudo o que Deus pensa são ordenados por eles.
          As Virtudes auxiliam as Potestades para que as coisas sejam feitas do modo perfeito.
          Os Principados são guias dos mensageiros divinos. São enviados a pessoas que tem encargos importantes, antigamente aos reis, princepes, etc. Ct. Dn. 10. 3
          Os Arcanjos são anjos que exercem funções especiais diante do Trono de Deus. Ct. Tc. 4, Dn. 4. 10-18, Lc.1. 26, Lc. 1. 57.
          Os Anjos recebem as ordens dos coros restantes acima e as executam. São eles que estão mais perto dos humanos. Ct. Ex.23. 20-22.  



sexta-feira, 8 de outubro de 2010

OUTUBRO, MÊS MISSIONÁRIO! HOMENAGENS AO NOSSO BALUARTE SANTA TERESINHA!!!

FASES VITAIS DE SANTA TERESINHA












NA PRÓXIMA SEMANA, O BRASIL CELEBRARÁ A FESTA DA SUA RAINHA E PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

        
          Em 12 de Outubro de 1717, chegava em Guaretinguetá (SP), o governador Conde Assumar. A câmara da Vila notificou então os pescadores que apresentassem todo peixe que pudessem para o governador. Entre muitos, foram ao porto de Itaguaçu os pescadores Domingos Matins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso. Depois, João Alves, ao lançar as redes, arrastou do fundo do porto o corpo sem cabeça de uma Senhora, e lançando novamente pegou a cabeça da imagem. A Imagem encontrada media 38 cm de altura e tinha a cor bronzeada. Os pescadores levaram a imagem para suas casas, e alguns sinais de milagres foram ocorrendo. Entre os grandes milagres da Senhora, conta-se o caso do escravo, ocorrido em 1790: suas correntes se romperam da mãos quando ele implorava a proteção de Nossa Senhora Aparecida diante da imagem. Em 1846 foi dado inicio a construção de uma bela e enorme Igreja em honra a Santa Milagrosa. Em 1980 foi abençoada pelo Papa João Paulo II, a intitulando de Basílica Nova. Em 1930, o Brasil foi solenemente consagrado a Nossa Senhora Aparecida pelo Cardeal Dom Sebastião Leme na presença do Presidente da República Washington Luiz.
          Hoje a devoção se espalhou por todo o Mundo fazendo acorrer grande numero de pessoas a grande basílica. Atualmente são por volta de 10 milhões de romeiros durante todo o ano. A Festa deste ano tem como tema: "Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus". O tema aborda grandes feitos da Padroeira do Brasil em nosso solo.

          O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida está em contagem regressiva para a Festa da Padroeira do Brasil, no próximo dia 12.
  Teve início no último dia 3, a novena em preparação à Festa da Padroeira 2010. A cada ano, a festa possui um tema geral e um tema diário, que é refletido pelos bispos convidados. O tema geral deste ano é "Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus". Os temas diários estão relacionados aos milagres por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Desde o último dia 6, já presentearam os fiéis de todo o Brasil com suas reflexões o Bispo de Crato (CE), Dom Fernando Panico, o Arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e o Arcebispo de Pouso Alegre (MG), Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho. Ontem quinta-feira, esteve no Santuário Nacional, o Bispo de São Félix (MT), Dom Leonardo Ulrich Steiner, e nesta sexta-feira quando o Santuário irá inaugurar o Jardim Norte, o Bispo Auxiliar de Salvador (BA), Dom Josafá Menezes da Silva, fará a pregação da noite.

Amanhã, sábado, 7º dia da novena, o Arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, presidirá uma reflexão no Santuário e no domingo é a vez do Bispo Emérito de Rubiataba (GO), Dom José Carlos de Oliveira.

Na segunda-feira dia 11, encerramento da novena em preparação à festa da Padroeira, o Bispo de Blumenau (SC), Dom Giuseppe Negri, presidirá também uma reflexão no Santuário, e no dia 12, o Arcebispo Emérito de Belo Horizonte (MG), Cardeal Serafim Fernandes de Araújo, presidirá a missa solene.  Para o reitor do Santuário Nacional, Pe. Darci Nicioli, receber os pastores da Igreja de todo o Brasil, faz pulsar ainda mais forte o coração católico do Brasil. "No Santuário Nacional, maior Santuário Mariano do Mundo, nos unimos em oração com todo o Brasil. E em momentos de reflexão, trocamos olhares com a Mãe Aparecida. É muito bom estarmos juntos celebrando a nossa padroeira", disse Pe. Darci. 

Também a Comunidade Brasileira, em Roma, está se preparando para celebrar a festa de Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 12, com novena, procissão, celebração eucarística, homenagem à Padroeira do Brasil e um almoço comunitário. (MJ/Santuário Aparecida) 


"O olhar de Maria Santíssima é aquele que vê a necessidade de cada um dos seus filhos" (Dom Leonardo)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

VIRGEM DO ROSÁRIO, ROGAI POR NÓS!!!


No dia 7 de outubro, nós, Igreja Católica, celebramos a Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora do Rosário.A récita do terço é uma devoção secular e uma das mais populares da nossa fé. Que tal aproveitarmos a ocasião para orarmos os mistérios da vida de Jesus através do Rosário?
É mais uma oportunidade de colocarmos em prática as práticas espirituais do projeto Amigos de Deus, que, nos meses de outubro, novembro e dezembro, convida-nos à oração e ao Rosário.  
A reconstrução das muralhas do nosso Movimento passa pela fidelidade de cada um nas práticas espirituais. E elas ficarão mais consistentes se as fizermos bem feitas.

CONFIGURAR-SE COM A CRUZ DE CRISTO

A seção de Formação do portal RCCBRASIL traz, nesta e nas próximas semanas, pregações e homilias ocorridas durante o XXIX Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica. São momentos de grande unção e de conteúdos interessantes para nosso crescimento espiritual.

O texto desta semana é o resumo da homilia feita pelo bispo da Prelazia do Marajó/AM, Dom José Azcona. Ele fala sobre a necessidade que temos de nos identificarmos com a cruz de Cristo, para uma real vivência dos ensinamentos Dele.
 
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 1, 24-28)
“Irmãos: Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar em minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. 
A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. 
A estes, Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda a sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo”.

Destacando que a base e condição da experiência cristã é a configuração com Cristo crucificado, Dom José Azcona advertiu: “Para muitos, ouvir falar de Cristo crucificado é sinônimo de resistência e medo”. 
O bispo também recordou a passagem bíblica na qual  Paulo declarou estar pregado na cruz  de Cristo (cf. Gl 2, 19-20), e questionou:  “Você está crucificado com Cristo? O que significa para você estar crucificado com Cristo, agora?”. Perguntou isso, lembrando que Paulo, ainda nesse trecho de Gálatas, disse: “A minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.
Em seguida, o Bispo provocou outra reflexão: “Viver na fé significa estar crucificado com Cristo. Viver na fé a vida tua como empresário, desempregado, como responsável pela RCC na seara”.
Ele criticou grupos cristãos que deixaram de pregar a cruz de Cristo, explicando que a interpretação de nossa vida e fé deve estar fundamentada na cruz. “Até que ponto essa contaminação tem entrado e se infiltrado dentro de nós? Em que Cristo crucificado não é amado apaixonadamente, como Ele merece?”, questionou novamente.
Aos membros da Renovação Carismática Católica, Dom Azcona lembrou que é preciso viver a radicalidade do que Paulo ensinou em II Cor 4, 10-12: “Viver a morte de Cristo”. E apontou com convicção: “A condição é esta, o caminho é este!”.
Mas isso só é possível, ponderou D. Azcona, através da vida de oração. Sofrer as dores de Cristo não é maldição, destacou também. Afinal, Paulo dizia regozijar-se com essa situação: “Onde aparece em Paulo alguma lamentação em relação a esse destino? Onde aparece algum lamento? Dizendo que pesada é a cruz de Jesus, que tudo isso é difícil? Nada! Nem na vida, nem na morte, nem na espada, nem na tribulação, nem no presente, nem no futuro, nem no desemprego, nem a fúria dos infernos poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus crucificado.  Nada de lamúrias, irmãos!  Nada de lamentações e de achar que esse é um discurso triste. ‘Eu me regozijo’, diz Paulo, em poder colaborar, carregando os sofrimentos de Cristo. Essa é a nossa glória, as chagas de Jesus em nossas vidas. Não queremos outro estandarte, outros sinais.  Não queremos outra identidade, senão as chagas, os sinais, os sofrimentos de nosso Senhor Jesus Cristo a cada instante, em nossa vida mortal. Não temos outra glória, senão a cruz!”, disse, animando a todos.
E profetizou: “Tu tens uma proposta clara, hoje, ao sair daqui. Se tu acolhes esse sofrimento de Cristo incessantemente na tua vida, teu Grupo de Oração vai reviver, a vida vai voltar ao corpo morto que pode ser teu Grupo, tua região”.
Então, Dom Azcona explicou sua situação. Por denunciar crimes que ocorrem na Amazônia, principalmente contra menores, há dois anos, ele vem sendo ameaçado de morte. Declarou que o Espírito Santo tem lhe dado forças para enfrentar essas ameaças sem medo de perder a vida. Mas pediu que todos rezassem para que ele permaneça fiel até o fim.
Ele ainda destacou que morrer pelo nome de Jesus, pelas “ovelhas feridas e esquecidas do Marajó”, seria uma graça muito grande: “Entregar a vida por essas ovelhas é a realização máxima que eu posso esperar. De parte nenhuma do mundo pode vir qualquer outra oferta superior a essa. A alegria de um dia poder morrer por Jesus! Alegria de morrer por Ele, que um dia entregou o seu sangue por mim! Eu digo para vocês e testemunho que isso é alegria! Que a palavra de Paulo e das Escrituras se cumpre hoje também entre nós”.
  
Dom Azcona esclareceu ainda que lhe foi proposta a possibilidade de ter segurança, desde que ficasse apenas na Sede Episcopal. Isso é algo que ele se nega a fazer veementemente: “Eu não posso! Não quero! não devo! Nunca entregarei o meu ministério!”, declarou com firmeza.
Sobre sua condição, pediu que todos rezassem para que ele jamais perca a disposição em morrer pelo Evangelho: “Que eu não seja um covarde, que eu não recue, que eu mantenha a fidelidade a Deus até o ultimo momento! E também  peça para que eu não seja um arrogante, que não creia que eu sou um super-homem, um fenômeno especial na face da terra. Sou um cristão igual a vocês”, declarou.

MAIS QUE UM TESTEMUNHO, UMA GRANDE VITÓRIA!

TESTEMUNHO DE WALMIR ALENCAR

Minha vida é pura misericórdia! Nasci no dia 29 de Julho de 1967 em Registro, baixada santista, no Estado de São Paulo. E jamais pensei em ser músico, nem sequer ser de Deus ou até mesmo servi-lo como sirvo hoje. 

Desde pequeno fui criado em meio a uma grande indecisão. Minha família era espírita de “mesa branca”, onde se invocavam os mortos. Como toda família constituída, nós também buscávamos uma tal felicidade que parecia ser ilusão, porque nunca a vimos em nossa casa. Parecia que quanto mais buscássemos nesses lugares, mais distante ela ficava. A minha rebeldia e as desavenças entre nós faziam com que vivêssemos num confronto diário de desamor.
Em minha adolescência essa busca por um alento aumentou, mas com ela minha infelicidade também, pois eu buscava em meio a pessoas que viviam num verdadeiro lamaçal de pecados. 
Eu freqüentava todos os dias um lugar onde rolava de tudo: drogas, sexo livre...

E pensando em estar seguro, eu até dizia aos que me criticavam: “Eles sim são minha família! Pois eu nunca tive outra!”. Mas freqüentemente os “amigos” que ali eu conhecia não duravam muito tempo: Uns morriam por assassinato e outros por drogas, e eu simplesmente ia restando.
Enquanto isso, em casa, eu assistia de camarote a minha família se desfazer: Meus pais se separando, minha irmã mais velha tornando-se mãe solteira, sendo que já não tínhamos nem condições financeiras para cuidar dos outros irmãos. E além de tudo isso, o irmão mais novo cai do muro e falece. Parecia que nossa sorte era a desgraça.
Minha mãe não agüentando segurar tudo sozinha, um dia de manhã quando nós acordamos, vimos um bilhete dela dizendo que era para a gente se cuidar porque ela estava indo embora.
A partir dali cada um foi viver sua vida.
Foi nesse tempo que com 16 anos de idade, já vivendo em São José dos Campos/SP, recebi um convite de um jovem vizinho para participar da Missa da juventude. Mas somente depois de alguns meses, ao passar sem querer em frente da Igreja num domingo de manhã, acabei entrando para participar da Missa. Eu estava com chinelo de dedo, todo sujo, cabeludo, roupas velhas e nem mesmo sabia fazer o sinal da cruz, mas ao ver a alegria daqueles jovens cantando e dançando, não me importei com mais nada. Chorei muito, pois havia encontrado a verdadeira felicidade! 

E uma frase queimava no meu peito: “Aqui é meu lugar”. Fui batizado aos 17 anos na mesma Igreja. Comigo também três irmãs acima de minha idade e outra mais jovem que eu. Uma delas recebeu três Sacramentos num mesmo dia: Batismo, Primeira Comunhão e Matrimônio. Foi uma Festa!
Hoje minha maior felicidade é ver minha família buscando o Senhor. Depois de alguns anos encontrei minha mãe e voltei a morar com ela. Nesse tempo todas as minhas irmãs já freqüentavam o grupo de oração. E minha mãe foi reconquistando toda a família novamente com seu testemunho de vida. Entrou para a Igreja e se casou em Maio de 2003.
Deus é santo e bom em tudo o que faz! Continuo esperando em Deus e não desanimo.
Ainda que falte alguma coisa para o Senhor ajustar em minha casa, como meu irmão que por causa de tráfico de drogas ficou no Carandiru até fechar e há muitos anos vive de presídio em presídio, eu levo comigo esta promessa: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua família" (Atos 16, 31)
Mas Deus sempre traduziu esta palavra para mim desta forma: ”Se você cuida da minha Obra, Eu cuido da sua família”.
Walmir Alencar
Adoração e Vida

VENI, CREATOR SPIRITUS: uma oração que fala aos nossos corações. Rezemos juntos!

É um hino da Igreja Católica, em honra ao Espírito Santo. Desde que foi composto, no século IX, esse texto litúrgico nunca deixou de ser ressoado na Igreja em momentos importantes, sobretudo, na Festa de Pentecostes.
Foi com essa oração solene, que o Papa Leão XIII consagrou o século XX  à Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, mesmo século em que surgiu a Renovação Carismática Católica.
Essa oração também foi feita pelos jovens, que viveram a experiência de um Novo Pentecostes em suas vidas, durante o fim de semana de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquesne, marco inicial da existência de nosso Movimento.
Como podemos constatar, trata-se de um canto de grande significado para a RCC.
Abaixo, transcrevemos a oração em português, convidando a todos que façam dela um clamor diário:
Veni Creator Spiritus!   Vem, Espírito Criador!
Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai 
e enchei os corações com vossos dons celestiais.
Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,
a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.
Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, 
por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.
A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, 
nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.
Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, 
se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.
Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer 
que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.
Amém!

ESTÁ NASCENDO O MINISTÉRIO JOVEM EM NOSSO GRUPO. O QUE É?

Ministério Jovem é responsável por evangelizar a juventude. Ele busca proporcionar e incentivar momentos de evangelização dos jovens, apoiando os grupos de oração nestas atividades, produzindo material e ajudando na formação de outros jovens evangelizadores.
Como parte desta formação, também são realizados encontros onde se trabalha questões desta faixa etária como afetividade, sexualidade e outros assuntos referentes à juventude. O ministério tem por objetivo levar ao jovem a ter tudo de bom que a vida oferece sem exageros, excessos, que a juventude possa ter uma vida cheia do Espírito Santo.

ALGUMAS DÚVIDAS SOBRE O QUE É GRUPO DE ORAÇÃO

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.
Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo. Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.
O grupo de oração da RCC não deve esquecer, obviamente, de sua identidade carismática. Os outros grupos dentro de outras experiências são importantes para a Igreja e para as pessoas, mas o Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.
Cada Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas no mundo todo, uma cultura de Pentecostes através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus. A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.
Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.