sábado, 9 de outubro de 2010

1º DIA DA FORMAÇÃO PARA A CONSAGRAÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM - Parte da Tarde

QUAL HOMEM NÃO CHORARIA SE VISSE A MÃE DO SALVADOR EM TAMANHO SUPLÍCIO?

TEMAS ABORDADOS: As Dores de Maria e os Dogmas

  • As Dores de Maria:

          Nossa Senhora Virgem do Silêncio, quero sempre te amar, deitar no teu colo, sentir teu perfume, teu carinho materno ganhar.
Lágrimas de sangue nos teus olhos, estígma e martírio da alma. Mãezinha minha vida, pra igreja quero consumir. Quero estar ao teu lado na cruz, sofrendo as dores de Jesus. E dizer que na loucura da cruz vou seguir.
          O olhar de Maria que se encontra com o de Jesus diante da dor. Nossa Senhora vê as penas de seu Filho e tem que ficar forçadamente calada, sem poder nada fazer, porque sabia que aquela seria a vontade do Pai que está nos céus. Ela teve sete dores fortes diante das penas. Elas são: 1ª. Dor - Apresentação de meu Filho no templo - A profecia do Velho Simeão; 2ª. Dor - A fuga para o Egito; 3ª. Dor - Perda do Menino Jesus; 4ª. Dor - Doloroso encontro no caminho do Calvário; 5ª. Dor - Aos pés da Cruz; 6ª. Dor - Uma lança atravessa o Coração de Jesus; 7ª. Dor - Jesus é sepultado. 
          Santa Brígida diz-nos, nas suas revelações aprovadas pela Igreja Católica, que Nossa Senhora lhe prometeu conceder sete graças a quem rezar cada dia, sete Ave-Marias em honra de suas principais " Sete dores" e Lágrimas, meditando sobre as mesmas. Eis as promessas:
1ª - Porei a paz em suas famílias.
2ª - Serão iluminados sobre os Divinos Mistérios.
3ª - Consolá-los-ei em suas penas e acompanhá-los-ei nos seus trabalhos.
4ª - Conceder-lhes-ei tudo o que me pedirem, contanto que não se oponha à vontade de meu adorável Divino Filho e à santificação de suas almas.
5ª - Defendê-los-ei nos combates espirituais contra o inimigo infernal e protegê-los-ei em todos os instantes da vida.
6ª - Assistir-lhes-ei visivelmente no momento da morte e verão o rosto de Sua Mãe Santíssima.
7ª - Obtive de meu Filho que, os que propagarem esta devoção ( às minhas Lágrimas e Dores) sejam transladados desta vida terrena à felicidade eterna, diretamente, pois ser-lhe-ão apagados todos os seus pecados e o meu filho e eu seremos a sua eterna consolação e alegria.
          As dores de Maria é lembrada duas vezes ao ano na Santa Igreja. A primeira é na quinta feira que antecede a semana santa e no dia 15 de setembro. Ela foi mais martirizada em dor e em duração do que todos os santos mártires. Nem mesmo asa dores de todos eles superaram as dores de Maria. O velho Simeão profetizou: "Eis que uma espada de dor transpassará a sua alma." A Virgem passou toda a sua vida em dor, luto e pesar. Ela padeceu o martírio na alma. mediante toda as dores Nossa Senhora Não foi consolada, em contrapartida, todos os mártires tiveram consolação. As chagas de Jesus era o próprio motivo pelo qual a Santíssima Virgem sentia dor. "Antes de Jesus sofrer na Cruz, Nossa Senhora sofria na alma." 

  • Citações bíblicas das dores de Maria:
1ª Dor: Lc 2. 34-35
2ª Dor: Mt. 2. 13-18
3ª Dor: Lc. 2. 41-51
4ª Dor: Jo. 19. 17-30
5ª Dor: 
6ª Dor: Jo. 19. 34-38
7ª Dor: Mt. 27. 57-60

  • Os Dogmas de Nossa Senhora:
1º Dogma: IMACULADA CONCEIÇÃO
2º Dogma: VIRGINDADE PERPÉTUA
3º Dogma: MATERNIDADE DIVINA
4º Dogma: ASSUNÇÃO DA Ssma. VIRGEM


1º Dogma: IMACULADA CONCEIÇÃO

          Maria foi concebida sem mancha ou ruga do pecado original. Foi cumulada completamente de graças. Ela recebeu esses desígnios porque colaborou com o plano da salvação e redenção, por isso que Ela é chamada pela Igreja de corredentora. Maria é a nova Eva, mãe do novo Adão. A raiva do demônio contra Maria foi porque o que ela ganhou ganhou por humildade, ele o perdeu por desobediência. 


2º Dogma: VIRGINDADE PERPÉTUA


          O Dogma se refere a que Maria foi Virgem antes, durante e depois do parto. Maria não conheceu homem algum, o próprio São José a respeitava pela revelação do anjo. Ct. Ez. 44. 2ss e Is. 7. 14ss.

3º Dogma: MATERNIDADE DIVINA







          Se refere a que a Virgem Maria é a Verdadeira Mãe de Deus. "Se alguem não confessar que Nosso Senhor é Deus e que Maria é a Mãe de Deus, este seja emudecido." São João nos afirma que Maria é a verdadeira Mãe de Deus, pois trouxe a nós o Filho Salvador. 







4º Dogma: ASSUNÇÃO DA Ssma. VIRGEM

          
          Nossa Senhora foi elevada aos céus de corpo e alma . Depois que Jesus foi para os céus, ela ainda passou 25 anos na terra para educar a Igreja de Jesus Cristo. Com exatamente 72 anos Maria foi elevada aos céus pelos anjos do Senhor. A igreja chama o fenômeno da Assunção de Nossa Senhora como DORMIÇÃO, pois a mesma precisou entrar em sono profundo para ir a companhia do Seu Filho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário