sexta-feira, 8 de outubro de 2010

NA PRÓXIMA SEMANA, O BRASIL CELEBRARÁ A FESTA DA SUA RAINHA E PADROEIRA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA

        
          Em 12 de Outubro de 1717, chegava em Guaretinguetá (SP), o governador Conde Assumar. A câmara da Vila notificou então os pescadores que apresentassem todo peixe que pudessem para o governador. Entre muitos, foram ao porto de Itaguaçu os pescadores Domingos Matins Garcia, João Alves e Felipe Pedroso. Depois, João Alves, ao lançar as redes, arrastou do fundo do porto o corpo sem cabeça de uma Senhora, e lançando novamente pegou a cabeça da imagem. A Imagem encontrada media 38 cm de altura e tinha a cor bronzeada. Os pescadores levaram a imagem para suas casas, e alguns sinais de milagres foram ocorrendo. Entre os grandes milagres da Senhora, conta-se o caso do escravo, ocorrido em 1790: suas correntes se romperam da mãos quando ele implorava a proteção de Nossa Senhora Aparecida diante da imagem. Em 1846 foi dado inicio a construção de uma bela e enorme Igreja em honra a Santa Milagrosa. Em 1980 foi abençoada pelo Papa João Paulo II, a intitulando de Basílica Nova. Em 1930, o Brasil foi solenemente consagrado a Nossa Senhora Aparecida pelo Cardeal Dom Sebastião Leme na presença do Presidente da República Washington Luiz.
          Hoje a devoção se espalhou por todo o Mundo fazendo acorrer grande numero de pessoas a grande basílica. Atualmente são por volta de 10 milhões de romeiros durante todo o ano. A Festa deste ano tem como tema: "Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus". O tema aborda grandes feitos da Padroeira do Brasil em nosso solo.

          O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida está em contagem regressiva para a Festa da Padroeira do Brasil, no próximo dia 12.
  Teve início no último dia 3, a novena em preparação à Festa da Padroeira 2010. A cada ano, a festa possui um tema geral e um tema diário, que é refletido pelos bispos convidados. O tema geral deste ano é "Sob o olhar da Senhora Aparecida caminhamos com Jesus". Os temas diários estão relacionados aos milagres por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Desde o último dia 6, já presentearam os fiéis de todo o Brasil com suas reflexões o Bispo de Crato (CE), Dom Fernando Panico, o Arcebispo de Florianópolis (SC), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e o Arcebispo de Pouso Alegre (MG), Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho. Ontem quinta-feira, esteve no Santuário Nacional, o Bispo de São Félix (MT), Dom Leonardo Ulrich Steiner, e nesta sexta-feira quando o Santuário irá inaugurar o Jardim Norte, o Bispo Auxiliar de Salvador (BA), Dom Josafá Menezes da Silva, fará a pregação da noite.

Amanhã, sábado, 7º dia da novena, o Arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, presidirá uma reflexão no Santuário e no domingo é a vez do Bispo Emérito de Rubiataba (GO), Dom José Carlos de Oliveira.

Na segunda-feira dia 11, encerramento da novena em preparação à festa da Padroeira, o Bispo de Blumenau (SC), Dom Giuseppe Negri, presidirá também uma reflexão no Santuário, e no dia 12, o Arcebispo Emérito de Belo Horizonte (MG), Cardeal Serafim Fernandes de Araújo, presidirá a missa solene.  Para o reitor do Santuário Nacional, Pe. Darci Nicioli, receber os pastores da Igreja de todo o Brasil, faz pulsar ainda mais forte o coração católico do Brasil. "No Santuário Nacional, maior Santuário Mariano do Mundo, nos unimos em oração com todo o Brasil. E em momentos de reflexão, trocamos olhares com a Mãe Aparecida. É muito bom estarmos juntos celebrando a nossa padroeira", disse Pe. Darci. 

Também a Comunidade Brasileira, em Roma, está se preparando para celebrar a festa de Nossa Senhora Aparecida, no próximo dia 12, com novena, procissão, celebração eucarística, homenagem à Padroeira do Brasil e um almoço comunitário. (MJ/Santuário Aparecida) 


"O olhar de Maria Santíssima é aquele que vê a necessidade de cada um dos seus filhos" (Dom Leonardo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário