sexta-feira, 3 de junho de 2011

Paróquia de São Miguel Arcanjo ganha blog

          

            Com a iniciativa do atual Vigário Paroquial Padre Jaime Francisco da Silva, foi lançado ontem a todos os paroquianos e internautas, o Blog da Paróquia de São Miguel Arcanjo, onde estarão postadas todas as notícias, eventos, retiros e festas acontecidas na Paróquia. É com grande júbilo que engrandecemos a Deus por esta nova conquista! Louvemos a São Miguel que a serpente esmagou e com ela os anjos maus no inferno sepultou! A todos deixamos o convite a ficar conectados conosco neste veículo de evangelização virtual. Deus os abençoe!

terça-feira, 31 de maio de 2011

Hoje também celebramos Nossa Senhora da Visitação


Maio é o mês dedicado à particular devoção de Nossa Senhora. A Igreja o encerra com a Festa da Visitação da Virgem Maria à santa prima Isabel, que simboliza o cumprimento dos tempos. Antes ocorria em 02 de julho, data do regresso de Maria, uma semana depois do nascimento e do rito da imposição do nome de São João Batista. 

A referência mais antiga da invocação de Nossa Senhora da Visitação pertence a Ordem franciscana, que assim a festejavam desde 1263, na Itália. Em 1441, o Papa Urbano VI instituiu esta festa, pois a Igreja do Ocidente necessitava da intercessão de Maria, para recuperar a paz e união do clero dividido pelo grande cisma. 

A Bíblia narra que Maria viajou para a casa da família de Zacarias logo após a anunciação do Anjo, que lhe dissera "vossa prima Isabel, também conceberá um filho em sua idade avançada. E este é agora o sexto mês dela, que foi dita estéril; nada é impossível para Deus". (Lc 1, 26, 37). Já concebida pelo Espírito Santo, a puríssima Virgem foi levar sua ajuda e apoio à parenta genitora do precursor do Messias Salvador. 

O encontro das duas Mães é a verdadeira explosão de salvação, de alegria e de louvor ao Criador. Dele resultou a oração da Ave Maria e o cântico do "Magnificat", rezados e entoados por toda a cristandade aos longos destes mais de dois milênios. 

Desde 1412, Nossa Senhora da Visitação é festejada especialmente pelos italianos da Sicília, como a Padroeira da cidade da Enna. Mas nem todo o mundo cristão celebrava esta veneração, por isto foi confirmada no sínodo de Basiléia em 1441. 

Os portugueses sempre a celebraram com muita pompa, porque rei D. Manuel I, o Venturoso, que governou entre 1495 e 1521, escolheu Nossa Senhora da Visitação a Padroeira da Casa de Misericórdia de Lisboa, e de todas as outras do reino. 

Foi assim que este culto chegou ao Brasil Colônia, primeiro na Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, depois se disseminou por todo território brasileiro. Antigamente os fieis faziam uma enorme procissão até os Hospitais da Misericórdia para levar conforto aos enfermos e suas doações às instituições. Hoje, as paróquias enviam as doações recolhidas com antecedência, para as Pastorais dos enfermos, que atuam com os voluntários junto às Casas de Saúde mais deficitárias. Tudo para perpetuar a verdadeira caridade cristã, iniciada pela Mãe de Deus ao visitar a santa prima levando sua amizade e ajuda quando mais precisava. 

Em 1978, a Madre Maria Vincenza Minet foi chamada pelo Senhor para fundar uma congregação de religiosa sob o carisma de Nossa Senhora da Visitação. Com o apoio do Bispo de Assis, nesta cidade da Itália nasceu as Servas da Visitação em 1978, para abrirem missões a fim de atender as necessidades dos mais pobres e marginalizados em todos os continentes. Hoje, além da Itália, atuam na Polônia, Filipinas, África e Brasil.


Solenidade da Coroação da Santíssima Virgem Maria

"... et Maria Benedicta coronata Domina Mundi"


É tradição cristã que aos 72 anos de idade, MARIA despediu-se de sua vida terrestre. Dizemos despediu-se, porque no sentido teológico ela não morreu, teve um “sono transitório” e nele, foi “visitada” e venerada por todos os Apóstolos, presentes naquele bendito dia, e foi transportada aos Céus, em Corpo e Alma, por um sonoro e alegre cortejo de Anjos. (Dógma de Fé). Foi assim que ELA entrou no Paraíso de DEUS. 

ELA habitualmente revestida de muita serenidade, via a tranquilidade fugir de seu Ser, ficando visivelmente perturbada, pelo calor e imenso esplendor daquela simpática recepção. E diante de tão majestosa e agradável surpresa, não conseguia dissimular, ou mais precisamente, não conseguia esconder a sua emoção e assim, enternecida e repleta de alegria, com singela humildade mostrava as suas lindas faces enrubescidas pelo fato inusitado. Acontecimento que realçava ainda mais a sua formosura, ao tempo em que caminhava suavemente pelos adros do Éden Divino, com passos tímidos, mas firmes e decididos, vencendo vagarosamente a distância que a separava do trono de DEUS.

A esta indefinível alegria, somava um ardor a mais em seu coração, indicando que a sua expectativa estava crescendo, assim como aumentando o seu regozijo, porque também aproximava-se um momento de inolvidável prazer, ao reencontrar o seu Adorado FILHO JESUS, que agora, caminhava em sua direção.

JESUS segurando em seu braço, a conduziu a presença de DEUS. DEUS PAI encantado com SUA OBRA PRIMA, levantou-se do trono e afetuosamente fez com que a DIVINA MÃE se erguesse e se assentasse à sua esquerda.

A música aumentou, o coro tornou-se mais vibrante e belo, as saudações se multiplicaram com maior intensidade, era o prenúncio de um clímax esperado e sonhado por todos. Os Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael, sorridentes, prevenidos e preparados para aquele evento tão especial, trouxeram uma maravilhosa coroa de ouro com belíssimas pedras preciosas incrustadas e depositou-a nas mãos de DEUS, que segurando numa parte ofereceu o outro lado à JESUS e ambos coroaram MARIA SANTÍSSIMA, "Rainha do Céu e da Terra", ao mesmo tempo em que o ESPÍRITO SANTO, sob a forma de uma pequena pomba branca, deixava cair do alto em imensa profusão, uma esplendorosa luz que transluzia, que transparecia toda a sublimidade, toda a beleza e a infinita grandeza da Glória de DEUS.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Súplica ao Santo Padre Bento XVI pelo Ano Mariano em 2012 - 2013



        Súplica ao Santo Padre Bento XVI pela graça de um Ano Mariano em 2010 -2013, recordando os 25 anos do último Ano Mariano proclamado pelo Beato João Paulo II e comemorando os 300 anos do "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem" de São Luis Maria Grignion de Montfort.


Para ajudar nesta petição, acesse o link que segue e  insira seus dados: Ano Mariano

domingo, 29 de maio de 2011

II ERJC - Fotos

Festa de Pentecostes 2011


Irmãos e Irmãs Shalom!                                          

A Paz de Jesus e o Amor de Nossa Mãe Maria!!



É com muito júbilo que estamos celebrando a nossa PRIMEIRA FESTA DE PENTECOSTES, que se realizará de 01 a 12 de junho em nossa cidade na Capela de Nossa Senhora das Graças, com a realização do Grupo de Oração São Miguel Arcanjo - RCC. E é nesta alegria que convidamos você e toda a sua família a participar deste momento de fé e derramamento dos carismas do Espírito Santo semeando a Cultura de Pentecostes, por isso lembre-se, você é o nosso convidado especial, Jesus te convida!!!  Lembrando que dia 10 haverá Missa por Cura e Libertação \o/...... Venha e participe, a festa é nossa!!!


PROGRAMAÇÃO FESTIVA:
  • DE 01 À 10 DE JUNHO:
    Todas as noites às 19hs, Solene novena de Pentecostes na Capela de N.Sra. das Graças.
    Durante o dia todo, visita dos Servos da RCC nas residências.
  • DIA 10 DE JUNHO:
    Missa por Cura e Libertação às 19hs na Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo.
  • DE 11 À 12 - SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO
    Presença da RCC da Diocese de Mossoró

     Nossa cidade vai Incendiar com o Fogo Santificador!