sábado, 20 de novembro de 2010

60º Aniversário da Pronunciação do Dogma da Assunção


FRUTO DE MILHARES DE SÚPLICAS
“Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o seu curso de vida terrestre, foi Assunta em corpo e alma à glória celestial”.

Em 1º de Novembro de 1950 – época em que as viagens eram muito mais lentas e penosas do que hoje – a Praça de São Pedro encheu-se de fiéis para assistir à proclamação do dogma da gloriosa Assunção de Maria em corpo e alma aos Céus.
            Correspondia esse ato a um clamor da Igreja inteira, relatado e analisado de forma excelente na Constituição Apostólica Munificentíssimus Deus, instrumento usado por Pio XII para declarar essa verdade de Fé!
            Quando se definiu solenemente que a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi imune desde a sua concepção de toda a mancha, logo os corações dos fiéis conceberam uma mais viva esperança de que em breve o Supremo Magistério da Igreja definiria também o dogma da Assunção corpórea da Virgem Maria ao Céu.

SOLENE DEFINIÇÃO DO DOGMA
Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a luz do Espírito Santo, para glória de Deus Onipotente que a Virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para a honra de seu Filho, Rei Imortal dos séculos e Triunfador do pecado e da morte, para o aumento da glória da Sua Augusta Mãe, e para gozo e júbilo de toda a Igreja, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados  Apóstolos São Pedro e São Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que a Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o seu curso de vida terrestre, foi Assunta em corpo e alma à glória celestial.

MARIA ENTRA NA HISTÓRIA COM INTENSIDADE CRESCENTE
            Assunta ao Céu, a missão desta Rainha junto a Igreja estava apenas se iniciando, uma vez que “o Espírito Santo quer que nEla e por Ela  se formem os eleitos” chamados a partir de seus dons. Nossa Senhora tudo transforma a partir de Cristo; Ela é verdadeira pedra filosofal, a Quem exaltamos nos Salmos que lhe são dedicados com estas palavras: “Annuntiaverunt caeli nomen Mariae, et viderunt omnes populi gloriam ejus – Os Céus anunciaram o nome de Maria e todos viram Sua glória ”.

NOSSA SENHORA E O FIM DOS TEMPOS
            “Maria Santíssima tem sido até aqui desconhecida”. “ ‘ De Maria nunquam satis’... não se louvou, exaltou, honrou, amou e serviu suficientemente a Maria, pois ainda mais louvor, respeito, amor e serviço Ela merece”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário